5 métodos de atuação para atores que você precisa conhecer
Você pode não perceber, mas existem vários métodos de atuação para atores.
Na sua grande diversidade de estilos, formas, temas e funções, o teatro de hoje tem suas raízes em um impulso básico de incorporar expressões mimeticamente.
A falta de evidências documentais torna impossível determinar exatamente como o teatro começou, embora geralmente se acredite que tenha evoluído a partir de rituais religiosos.
A primeira vez que o teatro realmente se libertou do ritual religioso para se tornar uma forma de arte foi na Grécia no século VI aC, quando o ditirambo foi desenvolvido. O ditirambo era uma forma de música coral cantada em festivais em homenagem a Dionísio, o deus do vinho, da fecundidade e da vegetação. De acordo com a tradição grega, o ator e dramaturgo Thespis inventou o drama quando ele aumentou o coro do ditirambo com um único ator que usava máscaras para retratar vários personagens diferentes.
Hoje em dia o método de atuação para atores mais difundido é o Stanislavski. Confira abaixo mais detalhes sobre ele (via Project Casting).
Métodos de Atuação para Atores
1 – Método Stanislavski
Constantin Stanislavski (1863-1938) foi um ator, diretor, pedagogo e escritor russo de grande destaque. Ele criou a técnica de atuação chamada Atuação Clássica. O método de Stanislavsky é uma técnica de atuação que tem uma abordagem sistemática para treinar atores.
As áreas de estudo incluem:
- concentração
- voz
- habilidades físicas
- memória emocional
- observação
- análise dramática.
O objetivo de Stanislavsky era encontrar uma abordagem universalmente aplicável que pudesse ser útil a todos os atores. Ele disse sobre seu sistema:
“Crie seu próprio método. Não dependa servilmente do meu. Construa algo que funcione para você! Continue quebrando tradições, eu imploro.”
No método de Stanislavski são usados os sentimentos e as experiências de um ator para se conectar com o personagem que ele está representando. O ator entra na mente dos personagens, encontrando coisas em comum para dar uma representação mais precisa deles.
Esse método influenciou muitos dos seguintes métodos de atuação para atores, como o do Strasberg.
2 – Método Strasberg
Esse método é creditado a Lee Strasberg (1901-1982) e aos membros de seu grupo de teatro. Os atores Sanford Meisner, Robert Lewis e Stella Adler foram alguns que trabalharam com Lee Strasberg e ajudaram a desenvolver essa técnica de atuação.
O ensino de Strasberg enfatizou a prática de se conectar a um personagem baseando-se em emoções e memórias pessoais, auxiliadas por um conjunto de exercícios e práticas, incluindo memória dos sentidos e memória afetiva.
A técnica de atuação de Strasberg possui diferentes variedades. No geral, as técnicas desse método obrigam os atores a se imaginar com os pensamentos e emoções de seus personagens para desenvolver performances realistas. Esse tipo de método de atuação é comum a muitos atores americanos que você vê na televisão, como Jared Leto, Jake Gyllenhaal e Angelina Jolie.
Esse método foi uma das grandes influências para outro muito conhecido, o método da Stella Adler.
3 – Método da Stella Adler
Stella Adler (1901-1992), atriz, professora e fundadora do Stella Adler Studio of Acting, desenvolveu um estilo único de atuação, centrado na imaginação do ator.
Entre as influências de Adler estavam Konstantin Stanislavski e Lee Strasberg. Adler foi uma das poucas atrizes americanas que realmente estudou com Stanislavski. E embora seu método de atuação tenha semelhanças com esses dois ícones renomados, ela se separa do grupo, acrescentando o poder da imaginação ao conceito de recordação emocional.
Adler acreditava que focar demais em recordar emoções pessoais não era uma maneira saudável de abordar a arte da atuação. Ela disse:
“Mergulhar nas emoções que eu vivenciei – por exemplo, quando minha mãe morreu – para criar um papel é doente e esquizofrênico. Se isso é atuar, eu não quero fazer isso.”
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4 – Método do Peter Brook
O método de atuação de Peter Brook(1925-)enfatiza a comunicação entre os atores e o público. Esse foco, resumido na nomenclatura de Antonin Artaud “Teatro da Crueldade”, foi direcionado para provocar a maior reação emocional dos membros da plateia. Em outras palavras, faça-os se contorcer desconfortavelmente em seus assentos. Alguns dos exercícios de direção desse método mostram essa mudança de foco, tentando fazer com que os atores vão além do “texto”, expressando emoções muito mais fisicamente.
Brook acreditava que, quando o público consegue simpatizar com as emoções dos atores, eles são bem-sucedidos. Quando a plateia fica entediada, ouvindo um recital de palavras sem emoção, o ator falha.
Se o ator não estiver 100% comprometido com o papel e não tiver investido na profundidade emocional e não acreditar no personagem, ele não fará uma conexão com seu papel, assim fazendo com que ele não faça uma conexão com os seus parceiros de cena, com a peça e, principalmente com o seu público.
5 – Método Meisner
A técnica de atuação de Sanford Meisner (1905-1997) está intimamente relacionada à técnica de atuação do Strasberg. Ela requer que o ator se concentre não em si mesmo, mas inteiramente no outro, como se ele fosse real e só exista naquele momento. Esse tipo de método de atuação faz a cena do ator parecer mais autêntica para o público.
O exercício essencial que Meisner inventou para treinar as respostas dos atores é chamado de Exercício de Repetição.
Neste exercício, dois atores se sentam um diante do outro e respondem um ao outro através de uma frase repetida. A frase é sobre o comportamento um do outro e reflete o que está acontecendo entre eles no momento. A maneira como essa frase é dita, conforme se repete, muda de significado, tom e intensidade para corresponder ao comportamento que cada ator produz em relação ao outro. Através desse dispositivo, o ator deixa de pensar no que dizer e fazer e responde de maneira mais livre e espontânea, tanto física quanto vocalmente.
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