como escrever um roteiro
Home Faça Audiovisual & Cinema Como escrever um roteiro: Estrutura básica de um roteiro para cinema ou série
Faça Audiovisual & Cinema - Roteiro - 4 setembro 2020

Como escrever um roteiro: Estrutura básica de um roteiro para cinema ou série

Como escrever um roteiro?

Então você tem uma ideia incrível para um filme épico, carregado de emoções e que nunca foi feito antes, mas antes de dar vida a ele em uma tela, você precisa ter certeza de que ele funciona no papel.

Estamos prestes a mostrar a você uma estrutura básica de roteiro que já foi experimentada e testada, essa tem sido a base para quase todos os grandes filmes de Hollywood, na verdade, está no centro da maioria das histórias de sucesso contadas ao longo dos tempos (via moviola.com).

A ideia de uma storyline fundamental ou arquetípica é altamente valorizada em Hollywood, onde os estúdios estão desesperados para minimizar a chance de um fracasso, tanto que muitos leitores de roteiro em Hollywood irão para páginas específicas em um roteiro para ver se o enredo está seguindo o caminho prescrito nos momentos apropriados.

Mas mesmo se você estiver desenvolvendo um roteiro para um filme que você mesmo planeja produzir, ainda faz sentido criar uma história que outras pessoas queiram assistir incluindo os elementos básicos que estamos prestes a delinear. Vamos ver agora como escrever um roteiro, seguindo essa estrutura básica você estará no caminho certo para criar uma história atraente.

Estrutura da história em 5 etapas

estrutura de roteiro de Robert McKee

Histórias têm sido contadas desde que o homem aprendeu a se comunicar, acredite ou não, a estrutura básica de uma boa história mudou muito pouco desde o tempo dos gregos e romanos até os dias de hoje.

Esta ideia de construir blocos fundamentais para todas as histórias às vezes é chamada de arquétipo da história, existem muitas definições sobre o que são exatamente esses blocos, mas sem dúvida a mais simples vem do famoso livro de Robert McKee “Story”. McKee divide a história em cinco partes identificáveis:

  1. o incidente incitante
  2. complicações progressivas
  3. crise
  4. clímax
  5. resolução.

Essas 5 partes funcionam da seguinte maneira:

O Incidente Incitante

Um herói ou heroína está cuidando da sua própria vida fazendo o que normalmente faz, seja trabalhar em uma concessionária de automóveis, fazer negócios em Wall Street ou traficar drogas, quando um evento repentino – seu pai distante morrendo, um espião misterioso acidentalmente trocando pastas idênticas, ou a descoberta de que eles são, na verdade, membros de uma raça alienígena – os obriga a deixar o conforto do dia-a-dia e partir em uma busca para resolver esse problema que foi jogado sobre eles.

Complicações Progressivas

À medida que a busca por uma solução começa, o que parecia uma tarefa simples para um herói – devolver as malas e recuperar sua antiga vida – de repente se torna um círculo de complicações cada vez maior que empurra o objetivo cada vez mais para fora de alcance.

Crise

As apostas continuam a aumentar, o que pode ter começado como um simples mal-entendido agora tem implicações de vida ou morte. Finalmente o herói é forçado a escolher entre o menor de dois males ou escolher para o bem maior, um dilema para o qual não há resposta fácil no código moral do personagem e em vez de desistir, o herói decide enfrentar a fonte de seus problemas de cabeça erguida.

Clímax

O resultado desta crise é o clímax da história em que o herói luta com o arqui-vilão ou o tubarão faminto demais ou a burocracia opressora impessoal, e graças a essa difícil decisão tomada momentos antes pelo herói, o mundo, pelo menos o mundo de nossos heróis, foi irrevogavelmente mudado, talvez para melhor, talvez para pior, mas alterado de uma forma que nunca pode ser desfeita, a menos que o estúdio pague dinheiro suficiente para uma sequência.

Resolução

Finalmente todas as pontas soltas são amarradas em um laço: o irmão do herói se casa com a loira estúpida da floricultura, o melhor amigo jura nunca mais traficar drogas e se interna em uma clínica, e o orfanato entrega o cheque no banco que manterá as portas abertas para crianças carentes para sempre, embora por algum motivo nunca descubramos quem está realmente pagando pelos 3,2 milhões de dólares em danos causados pela perseguição de carros no shopping.

Estrutura de beats do Blake Snyder

livro Save The Cat de Blake Snyder

Agora, neste ponto, você pode estar tendo dificuldade em acreditar que quase todos os filmes já feitos se enquadram nesta estrutura de cinco etapas de como escrever um roteiro, bem, estamos prestes a dar um passo maior. Um cara com o nome de Blake Snyder desenvolveu o que é chamado de estrutura de beats de Blake Snyder, o bs2, que na verdade expande essa estrutura para 15 beats específicas ou pontos de história que todo bom roteiro deveria ter. Ele até numera as páginas do seu roteiro que cada beat deveria estar, vamos percorrê-los rapidamente:

 1. A Imagem de Abertura

Começamos com a imagem de abertura, um visual que inicia o filme resumindo o tom do filme. Se for um filme de Natal animado, será brilhante com uma trilha sonora minuciosa e muitas decorações, se for um filme de ação sombria, estará cheia de cenas do centro de Gotham à noite com o som de trompas dissonante e misterioso.

2. A ambientação

É aqui que aprendemos como é a vida do herói antes do incidente incitante, também descobrimos o que o herói precisa para se tornar completo.

3. O tema declarado

Parte da ambientação, aqui descobrimos qual é a moral da história: pode ser o crime não compensa, o amor triunfa no final ou qualquer tipo de truísmos sobre a vida. Pense nisso como a hipótese dos cineastas que o resto do filme está tentando provar que está certa ou errada. Normalmente o herói realmente articula essa ideia: “se um homem honesto como eu dirigisse o país tudo seria melhor”, “se eu pudesse encontrar o homem certo minha vida seria completa”, “se eu me tornasse famoso manteria os mesmos amigos e nunca mudaria quem eu sou”.

4. O catalisador

Outro nome para o incidente incitante que mencionamos na estrutura de McKee, este é o evento que coloca o herói em sua jornada.

5. O Debate

Aqui o herói hesita e discute internamente ou externamente sobre se deve fazer a viagem, é a chance que ele tem de desistir antes de passar o ponto sem volta.

6. Entrando na segunda parte

É chamado de “entrando na segunda parte” porque aqui concluímos o primeiro ato de uma estrutura de três atos. Aqui é onde o herói toma a decisão de partir na jornada. Blake Snyder acredita que isso deve acontecer na página 25 do script. Sério, não na página 24 e certamente não na página 26. Antes que você ria, saiba que em algum lugar de um estúdio em Hollywood neste momento há um leitor de roteiros virando a página 25 e encontrando as heroínas ainda no sofá na casa da tia Mabel bebendo chá gelado e assim jogando todas as páginas no lixo para a reciclagem.

7. A história B

Também conhecida como subtrama, esta é uma história secundária que mantém o interesse do público enquanto os detalhes da trama principal se desenvolvem. Geralmente é uma história de amor, seja entre um homem e uma mulher, um pai e um filho ou duas almas gêmeas destinadas a se tornarem melhores amigos.

8. Diversão e jogos

É aqui que um filme explora as realidades dos conceitos principais da história: o homem invisível quer ver como é ouvir conversas privadas dos outros, o garoto do kung-fu usa suas novas habilidades malucas para ganhar alguns torneios, o corretor de investimentos corrupto consegue desfrutar do fruto de seus ganhos ilícitos. Esta é a emoção que o público comprou e veio ver, é por causa da tensão da busca do herói que eles vão ficar e depois recomendar aos seus amigos, mas foram esses os momentos que venderam o ingresso em primeiro lugar.

9. O ponto do meio

É aqui que as coisas estão em seu ponto mais alto ou mais baixo: o corretor de investimentos corrupto está fazendo mais negócios do que nunca e parece ser intocável pelas autoridades ou o garoto do kung-fu é incapaz de aprender o movimento secreto do ninja e tem sua pior surra até agora pelo quarterback estrela do ensino médio. É aqui que a diversão e os jogos terminam e voltamos às complicações grandes da história principal.

10. O mal se aproxima

É aqui que as forças do mal, sejam as forças humanas da natureza ou uma gosma alienígena assustadora nos esgotos da cidade, reaparecem após serem frustradas ou aparentemente derrotadas durante a seção de diversão e jogos.

11. Tudo está perdido

É aqui que os bandidos derrotam tão absolutamente o herói que não parece possível que um final de conto de fadas ainda possa surgir disso. O corretor é pego fazendo um grande comércio ilegal, o tubarão pré-histórico rompe a barreira elétrica inexpugnável e agora está livre para pegar o elenco restante um por um. O homem invisível é borrifado com tinta de mil marcadores permanentes.

12.  Noite escura da alma

Este é o ponto em que o herói reconhece sua derrota e descobre que não tinha condições para estar à mercê de forças universais maiores do que ela. Este é o momento que prepara tudo para a grandeza do sacrifício que será exigido pelo herói para corrigir todos os erros.

13. Entrando na terceira parte

O final do segundo ato e o início do clímax mencionado na estrutura de cinco partes de Robert McKee. Este é o momento em que os heróis tropeçam na resposta evasiva para a situação impossível, é uma resposta que não estava lá um momento atrás, mas através de uma revelação repentina, muitas vezes graças ao interesse amoroso da história B, que se cristaliza em sua mente, pode custar a vida, pode ser um tiro no escuro, mas ainda há uma chance de dar certo.

14. Final

É aqui que tudo vem à tona, os bandidos são mortos, do menos importante ao mais importante, ou o presunçoso promotor recebe um golpe decisivo pelo advogado de investidores corruptos e nosso corretor de investimentos consegue se livrar por um tecnicismo ou o homem invisível encontrou coragem para derrotar seus inimigos mesmo coberto da cabeça aos pés de tinta. E nas melhores histórias todo o mundo do herói mudou, as coisas nunca mais voltarão a ser como eram, é um novo dia e um novo amanhecer.

15. Imagem final

Esta é uma imagem de fechamento que revela que o mundo do herói realmente mudou, talvez seja uma cena do trabalhador de escritório finalmente vivendo seu sonho de ser um instrutor de esqui ou a super-heroína que descobriu que ela agora quer salvar crianças de equipamentos de recreação mal projetados. Este é também a etapa de resolução na estrutura de McKee, onde todas as pontas soltas são amarradas.

Confira também:  Gêneros audiovisuais: Principais elementos do Gênero Faroeste/ Western

O que achou das nossas dicas de como escrever um roteiro? Deixe um comentário abaixo sobre o texto e não esqueça de compartilhar o post com seus amigos. 

Acompanhe outras dicas de audiovisual e cinema aqui no nosso site

Check Also

Direção de arte: O que é maquiagem de efeito e quando ela é usada?

Você já se perguntou quem cria esses monstros horríveis, bruxas malvadas e alienígenas de …