Como montar um orçamento de arte? O que não pode faltar?
Se você pudesse ser transportado para o mundo de qualquer filme, que filme seria?
Talvez você tenha pensado imediatamente na movimentada paisagem urbana industrial de Blade Runner ou no mar de máscaras de Guy Fawkes enchendo as pitorescas ruas de Londres em V de Vingança. Qualquer que seja o mundo do cinema em que você pensou, foi um bom orçamento de arte que fez as configurações do filme ganharem vida – mostrando como a arte do filme pode ser escondida nos elementos que o público não vê.
Para o departamento de arte, um filme é uma oportunidade de simular mundos ou criar mundos totalmente novos. Esteja você procurando fazer um curta-metragem, um longa-metragem ou algo totalmente diferente, a qualidade de seus projetos de mídia pode ser bastante aprimorada pelo trabalho árduo de um talentoso diretor de arte.
No entanto, muitas pessoas, especialmente cineastas independentes, subestimam o valor da direção de arte. Você não precisa dos atores mais conhecidos ou da melhor câmera de vídeo para fazer filmes, contanto que seja capaz de cultivar uma história e um mundo. Nenhuma quantia de dinheiro, escola de cinema ou edição de filme irá salvá-lo se o esqueleto do seu filme não estiver lá.
É por isso que o departamento de arte – e o orçamento para ele – é tão crucial.
Em seu livro Rebel Without a Crew (considerado um dos melhores livros sobre cinema), o cineasta independente Robert Rodriguez conta a história da criação de seu filme de sucesso El Mariachi com apenas US$ 7.000. El Mariachi arrecadou colossais 2 milhões de dólares, o que mostra que você não precisa estar cheio de dinheiro para entrar na cena do cinema- você só precisa saber como montar um bom orçamento de arte (via The Film Fund).
Improvisar no orçamento de arte do seu filme vai lhe custar dinheiro e energia desnecessárias
Muitos cineastas independentes pensam que, como seu filme custará menos do que uma produção de sucesso de Hollywood, eles terão que se preocupar menos com o orçamento de seu filme.
Isto está muito longe de ser verdade.
Na verdade, você, como cineasta independente, provavelmente precisa prestar mais atenção à origem e destino do seu dinheiro, porque ele não é tão descartável. Mil dólares extras perdidos em uma locação com falha são alguns trocados para muitos cineastas de Hollywood, mas essa mesma quantia de dinheiro pode encerrar ou adiar seriamente o seu projeto de filme no local.
Por esse motivo, é essencial que você crie um orçamento detalhado para o seu filme, especialmente o orçamento de arte. Senão você irá gastar com locações, com um cenógrafo e adereços, e quando perceber seu dinheiro já terá secado.
Crie um modelo para o orçamento do seu filme. Anote todas as fontes de financiamento e calcule quanto você tem. Tire o essencial do caminho – câmera, elenco, equipe, tudo o que o seu filme precisa para existir. Quanto restou? Atribua uma parte ao seu departamento de arte. Não deixe o dinheiro do departamento de arte sair do seu bolso, e olha que esse pensamento com certeza irá passar pela sua cabeça.
Agora que você tem o orçamento básico do filme, detalhe os custos do departamento de arte. Não deixe seu modelo de orçamento ser simplesmente, “Direção de arte: _______ reais.” Pense no que você precisa e faça perguntas a si mesmo.
É uma boa ideia contratar um cenógrafo? A contratação de um cenógrafo deixará dinheiro suficiente para eles comprarem e projetarem?
Como você vai proteger suas locações? Elas vão custar alguma coisa? Você pode encontrar um local diferente se um determinado for muito caro?
Quais adereços são essenciais para o enredo? O que fará com que o ambiente pareça mais autêntico, mais realista? Onde você pode conseguir móveis baratos que realcem o local sem parecerem cafonas?
O mais importante é planejar todos os gastos do seu departamento de arte até o último centavo. Olhe para todas, e quero dizer todas, as suas opções e compare-as. Pegue um pouco dos locais e dê aos adereços, ou vice-versa – não seja ganancioso. Porque se você não fizer um orçamento, vai gastar 20 reais aqui, 50 reais aqui, 100 reais ali, e vai levar à falência o dinheiro do seu filme antes de ter a chance de dizer: “Uau, eu consegui isso por muito mais barato!”
Reserve um tempo para montar seu cenário
O cenário é a tarefa simples (às vezes enganosamente simples) de povoar, posicionar, reposicionar e substituir um espaço vazio ou atual por objetos para criar uma estética coerente e profundidade. Isso muitas vezes é comprometido por uma questão de tempo em detrimento do produto final. Há mais ênfase na tecnologia de câmera ou lente, e não o suficiente na criação de um mundo verossímil em primeiro lugar. Não tenha medo de perguntar ao elenco, à equipe e à família quais itens eles podem possuir e que estariam dispostos a emprestar. Você não precisa de um grande talão de cheques, apenas de um check-list bem organizado!
Explore até achar o local certo
Todos nós sabemos que as locações são obrigatórias para uma narrativa independente convincente, mas parece que muitas produções se esquecem de encontrar um espaço que tenha a capacidade de ser multitarefa. Algumas horas ou dias extras de reconhecimento de locais e planejamento economizarão tempo no seu set.
Você não precisa contratar um olheiro profissional. Faça Você Mesmo.
Obter as locações certas faz parte do seu projeto de produção geral. Sei que você tem muitas coisas a fazer, mas isso é importante. Ninguém conhece sua visão como você. Tente reservar vários dias para encontrar locais próximos que possam ser usados do jeito como estão. Por exemplo, quase todas as cidades têm alguns locais góticos. Tenha cuidado com os cemitérios – por mais impressionantes que possam ser, as pessoas ficam irritadas se você filmar lá sem permissão, e isso não é fácil de obter. Encontre igrejas e obtenha permissão. Não faça cenas nojentas e sangrentas lá.
Use a iluminação como parte do design do cenário
Invista em uma boa iluminação. Ela pode esconder uma infinidade de pecados. Não é barato, mas pode ser razoável. Lembre-se de que uma boa iluminação no set define o clima, direciona a atenção do público e faz um set comum parecer extraordinário. No mínimo, seu diretor de fotografia precisa saber os fundamentos da iluminação de três pontos e ter um bom olho para isso. Trabalhe junto com ele. Você precisa de uma pessoa responsável pela iluminação, e você precisa ter certeza de que ele também está atento para isso
Considere a atmosfera. Em uma cena noturna filmada sob um poste de luz, aprimore os visuais com névoa ou neblina para realçar os feixes de luz. Filtros de câmera podem ajudar aqui. Flares podem ser adicionados na pós, mas devem fazer parte do plano desde o início. O diretor de fotografia pode supervisionar tudo, mas você precisa de alguém que o controle. Uma boa iluminação pode fazer um filme ruim ficar razoável, e um bom filme ficar ótimo.
Confira também: Cor na cinematografia: Como usar cores nos filmes
Gostou do nosso texto sobre como montar um orçamento de arte? Deixe um comentário abaixo e não esqueça de compartilhar o post com seus amigos.
Acompanhe outras dicas de audiovisual e cinema aqui no nosso site.
Direção de arte: O que é maquiagem de efeito e quando ela é usada?
Você já se perguntou quem cria esses monstros horríveis, bruxas malvadas e alienígenas de …