Personagem tridimensional: pessoa digitando
Home Faça Audiovisual & Cinema Personagem tridimensional: Como os personagens são retratados?

Personagem tridimensional: Como os personagens são retratados?

Você sabe o que é um personagem tridimensional? Vamos começar com a definição de personagem. 

O Dicionário Online Oxford Languages define personagem como “pessoa que é objeto de atenção por suas qualidades, posição social ou por circunstâncias.”

A representação de um personagem em um filme pode ser definida pela fórmula: Diálogo + Movimento Físico = Personagem (via Milne Publishing).

Isso nos leva ao principal ingrediente de um filme e por que assistimos a ele: os personagens. Identificar-se com os personagens é um motivo comum para as pessoas amarem um determinado filme. O espectador quer ver o protagonista e os personagens coadjuvantes se desenvolverem assim como as pessoas na vida real.

Para que o filme expresse esse desenvolvimento, o personagem deve mostrar crescimento em qualidades éticas e morais, como integridade, honestidade ou coragem, e deve ter um background bem desenvolvido, o tornando tridimensional.

Para criar um personagem tridimensional com um background bem desenvolvido, o filme deve ilustrar a sociologia, a psicologia e a fisiologia do personagem. Como um filme é uma experiência visual, a sociologia e a psicologia, juntamente com a fisiologia, são sutilmente retratadas visualmente pelos movimentos físicos e pelo diálogo que o personagem exibe em qualquer situação específica. A fisiologia está incluída neste retrato porque muitos personagens do filme são autoconscientes de suas características físicas, como Cyrano de Bergerac, que era autoconsciente de seu nariz.

As ações físicas e o diálogo do personagem mudam da exposição ao conflito à medida que ele ou ela passa pela ação crescente e decrescente do filme. Cada cena de um filme precisa contar para a progressão na história. Além disso, o diálogo nessas situações deve concordar com os movimentos físicos. Por exemplo, o diálogo não pode ser um delírio de uma situação específica enquanto o personagem está parado calmamente, olhando pela janela.

Vamos desenhar os personagens dos filmes Curva do Destino e Cyrano de Bergerac, para ver como o personagem é ou pode ser expresso. Esses exemplos fornecerão uma boa análise de um personagem. Quais são os maneirismos, movimentos e diálogos do personagem, que revelam aspectos da personalidade e do background do indivíduo, e que ações ocorrerão com relação ao tratamento do conflito do filme.

Personagem Tridimensional: Fisiologia do Personagem

Os principais pontos fisiológicos de um personagem são:

  • sexo
  • idade
  • altura
  • peso
  • postura
  • aparência
  • defeitos 
  • hereditariedade. 

A voz de um personagem também deve fazer parte da fisiologia porque diferentes partes da anatomia de uma pessoa, como cordas vocais, garganta, cavidade bucal, passagens nasais, língua, palato macio e lábios, criam o som.

Cyrano de Bergerac
Em relação à fisiologia de um personagem, a parte mais importante e influente do filme, Cyrano de Bergerac, é baseada no nariz de Cyrano.

Em Cyrano de Bergerac, a característica fisiológica mais importante é, obviamente, o nariz de Cyrano. Seu nariz afeta suas ações físicas e verbais. Cyrano de Bergerac estaria envolvido em tantas brigas de espada se o nariz dele tivesse tamanho normal? Considerando sua atitude, ele poderia ter, mas no geral provavelmente não. Outros personagens do filme que não tinham um nariz tão pronunciado não estavam envolvidos em tantas alterações quanto Cyrano. 

Além da luta com espadas, ele é convencido nas áreas de escrita e atuação, que compensam seu nariz grande. O tamanho do nariz afeta suas ações na vida, como seu amor por Roxane. Em vez de expressar seu amor por Roxane perto do início do filme, ele o vive indiretamente através de Christian.

Curva do Destino
Um olhar na fisiologia de um personagem, como um close do rosto de um personagem, contribui para o humor ou a atmosfera de uma cena. Vendo seu rosto sujo e a barba por fazer e a testa franzida, o espectador pode ver a preocupação no rosto de Al Roberts.

Em Curva do Destino, os acontecimentos na vida de Al Roberts lentamente desgastam seu corpo até o ponto em que a exaustão é evidente em sua fisiologia. Outro aspecto importante da fisiologia de Al Roberts é que sendo cantor de boate, a voz dele tem que ser agradável.

Psicologia do Personagem

Os principais pontos psicológicos de um personagem são: 

  • padrões morais
  • premissa pessoal
  • ambição
  • frustrações
  • decepções principais
  • temperamento
  • atitude em relação à vida
  • complexos
  • extroversão
  • introversão
  • ambivalência
  • habilidades
  • qualidades de caráter
  • QI. 

Esses pontos psicológicos formam o background de um personagem e determinam logicamente como ele ou ela agirá no início do filme, durante a ação crescente do conflito e na ação final no clímax do filme. Mesmo que alguns traços psicológicos não sejam mostrados no começo do filme, esses traços são evidenciados pelo conflito que surge e pelas situações que ocorrem durante a ação crescente do filme.

Em Cyrano de Bergerac, Cyrano fica frustrado por acreditar que não é desejável para Roxane por causa de seu nariz. Essa frustração é alimentada ao longo do filme e resulta em um temperamento pelo qual ele ridiculariza outras pessoas, como fez com o ator no início do filme. A principal decepção de Cyrano é que ele nunca diz a Roxane que a ama.

Cyrano é ambivalente. Ele é extrovertido para todos, exceto Roxane. Para Roxane, ele é um introvertido, porque mantém tudo para si mesmo e não pronuncia seu verdadeiro amor por ela.

Em Curva do Destino, a atitude de Al Roberts em relação à vida no início do filme é que ele está satisfeito tocando piano em uma boate e se casando com Sue, a cantora da boate. A atitude de Al em relação à vida muda depois que ele mata acidentalmente duas pessoas. Ele está frustrado e rapidamente consumido por essas duas mortes, resultando em uma mudança de atitude dele em relação à vida.

Sociologia do Personagem

Os principais pontos sociológicos de um personagem são: 

  • classe econômica
  • ocupação
  • educação
  • vida doméstica
  • religião
  • raça
  • nacionalidade
  • posição na comunidade
  • afiliação política
  • diversão
  • hobbies.

Dependendo da história do filme, a sociologia pode não ter um papel tão importante na representação do personagem quanto a psicologia. Se um personagem é retirado, longe do modo de vida ao qual ele ou ela se adaptou e está familiarizado, a sociologia pode ter um papel maior no filme.

Em Cyrano de Bergerac, Cyrano é um espadachim e poeta talentoso. Ele tem uma educação e um lugar favorável na comunidade. O nome dele é bem conhecido.

Em Curva do Destino, Al Roberts é um indivíduo da classe trabalhadora que trabalha como pianista. Ele é um indivíduo de classe média, sem vida doméstica. Sua religião, raça e nacionalidade são irrelevantes para sua situação.

Confira também: O que é edição?

Agora você sabe o que é um personagem tridimensional? Comente abaixo.suas opiniões e compartilhe o post com seus amigos.

Acompanhe outras dicas de audiovisual e cinema aqui no nosso site

Check Also

Direção de arte: O que é maquiagem de efeito e quando ela é usada?

Você já se perguntou quem cria esses monstros horríveis, bruxas malvadas e alienígenas de …