).<\/span><\/i><\/p>\n\n\n\nOs filmes geralmente t\u00eam g\u00eaneros que se sobrep\u00f5em, como aventura em um filme de espi\u00e3o ou crime em um filme de fic\u00e7\u00e3o cient\u00edfica. Mas quase sempre um g\u00eanero \u00e9 mais predominante.<\/span><\/p>\n\n\n\nCada filme \u00e9 diferente do outro, por\u00e9m estar rotulado em um g\u00eanero ajuda as pessoas a encontrar um filme em particular que elas possam estar interessadas em assistir. Muitas pessoas gostam de um g\u00eanero espec\u00edfico ou dois e s\u00f3 assistem a filmes desses g\u00eaneros.<\/span><\/p>\n\n\n\nG\u00eanero Com\u00e9dia<\/b><\/h2>\n\n\n\n Vamos come\u00e7ar falando de um dos g\u00eaneros mais populares e complicados –<\/span> a<\/span> Com\u00e9dia<\/strong>.<\/b><\/p>\n\n\n\nO\u200c \u200cdicion\u00e1rio\u200c \u200conline\u200c \u200cOxford\u200c \u200cLanguages\u200c \u200cdefine\u200c com\u00e9dia como <\/span>\u201caquela cujo prop\u00f3sito \u00e9 divertir pelo tratamento c\u00f4mico das situa\u00e7\u00f5es, dos costumes e dos personagens.\u201d<\/span><\/i><\/p>\n\n\n\nTodo mundo gosta de uma com\u00e9dia porque todo mundo gosta de rir e se sentir bem. As pessoas gostam de assistir a uma com\u00e9dia depois de um dia ruim, porque depois que o filme termina, voc\u00ea pode lidar com a negatividade do dia com mais facilidade. \u00c9 por isso que at\u00e9 filmes de com\u00e9dia horr\u00edveis podem acabar lucrando.<\/span><\/p>\n\n\n\nOs personagens e a hist\u00f3ria de uma com\u00e9dia dependem de tr\u00eas \u00e1reas: <\/span>o inesperado, o incomum e a repeti\u00e7\u00e3o.<\/strong><\/b> <\/strong>Essas tr\u00eas \u00e1reas geralmente fazem as pessoas rirem. Geralmente, uma com\u00e9dia ter\u00e1 um final feliz. Mesmo que algumas pessoas neguem, todo mundo gosta de um final feliz, porque isso as faz se sentir bem. \u00c9 por isso que as com\u00e9dias s\u00e3o t\u00e3o populares.<\/span><\/p>\n\n\n\nA parte complicada do g\u00eanero de com\u00e9dia \u00e9 que existem diferentes tipos ou subg\u00eaneros de com\u00e9dia; dependendo de qu\u00e3o incomuns e imposs\u00edveis os personagens e a hist\u00f3ria s\u00e3o no filme. <\/span><\/p>\n\n\n\nOs subg\u00eaneros da com\u00e9dia s\u00e3o <\/span>pastel\u00e3o, farsa, s\u00e1tira e sombrio.<\/strong><\/b> Quaisquer outros g\u00eaneros s\u00e3o uma varia\u00e7\u00e3o desses quatro tipos. Com\u00e9dia \u00e9 na verdade uma varia\u00e7\u00e3o da a\u00e7\u00e3o f\u00edsica e do rid\u00edculo.\u00a0<\/span><\/p>\n\n\n\nG\u00eanero Policial<\/b><\/h2>\n\n\n\nDivulga\u00e7\u00e3o: Filme Tropa de Elite\n<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\nO Wikip\u00e9dia define romance policial como um g\u00eanero que se caracteriza <\/span>\u201cpela presen\u00e7a do crime, da investiga\u00e7\u00e3o e da revela\u00e7\u00e3o do malfeitor.\u201d<\/span><\/i><\/p>\n\n\n\nO primeiro ponto \u00e9 que todos os aspectos do <\/span>G\u00eanero Policial<\/strong><\/b> s\u00e3o dram\u00e1ticos; portanto, os elementos s\u00e3o bem diferentes de uma com\u00e9dia. O cen\u00e1rio para o g\u00eanero do crime pode ser qualquer local no mundo e em qualquer ano, porque o crime \u00e9 algo que sempre existiu na sociedade.\u00a0<\/span><\/p>\n\n\n\nA trama \u00e9 um conflito interno para o criminoso ter sucesso ou para o mocinho ter sucesso. A hist\u00f3ria \u00e9 uma s\u00e9rie de incidentes em desenvolvimento em que o criminoso ou o mocinho \u00e9 o protagonista e um conflito deve ser superado. Os personagens se desenvolvem a partir da hist\u00f3ria e da trama.<\/span><\/p>\n\n\n\nG\u00eanero Faroeste<\/b><\/h2>\n\n\n\nDivulga\u00e7\u00e3o: Filme … E o Bravo Ficou S\u00f3\n<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\nO Dicion\u00e1rio Priberam define<\/span> Faroeste <\/b>com<\/span>o \u201cobra, geralmente um filme, com perip\u00e9cias movimentadas, cujo g\u00eanero foi criado na Am\u00e9rica do Norte e que narra geralmente as aventuras dos pioneiros e dos caub\u00f3is no Oeste norte-americano, no s\u00e9culo XIX.\u201d<\/span><\/i><\/p>\n\n\n\nO cen\u00e1rio fornece a principal diferen\u00e7a entre o <\/span>G\u00eanero Policial<\/strong> <\/b>e o<\/span> G\u00eanero Faroeste<\/strong><\/b>. A hist\u00f3ria do Faroeste ocorre no s\u00e9culo XIX ou a qualquer momento entre as d\u00e9cadas de 1820 e 1890. Quando o s\u00e9culo XX chega, exceto nos anos iniciais, o sentimento do Velho Oeste n\u00e3o existe mais.\u00a0<\/span><\/p>\n\n\n\nGeralmente o personagem principal ou protagonista \u00e9 um individualista, que cavalga para a cidade por um motivo espec\u00edfico, ou pode ter problemas enquanto est\u00e1 na cidade, ou pode ser contratado para fazer algo como abrir uma trilha para o oeste. Os personagens e as hist\u00f3rias s\u00e3o diretas. O interesse \u00e9 a hist\u00f3ria em desenvolvimento e os problemas cheios de a\u00e7\u00e3o que o protagonista enfrenta ao tentar realizar o que se prop\u00f4s a fazer.<\/span><\/p>\n\n\n\nA trama ainda pode ser um conflito interno, pois o protagonista tenta atingir um objetivo espec\u00edfico, suprimir os problemas da cidade ou superar os obst\u00e1culos da natureza, enquanto abre caminho para o oeste.<\/span><\/p>\n\n\n\nG\u00eanero Guerra<\/b><\/h2>\n\n\n\nDivulga\u00e7\u00e3o: Filme Dunkirk\n<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\nO\u200c \u200cdicion\u00e1rio\u200c \u200conline\u200c \u200cOxford\u200c \u200cLanguages\u200c \u200cdefine\u200c guerra como <\/span>\u201cluta armada entre na\u00e7\u00f5es, ou entre partidos de uma mesma nacionalidade ou de etnias diferentes, com o fim de impor supremacia ou salvaguardar interesses materiais ou ideol\u00f3gicos.\u201d <\/span><\/i>O <\/span>G\u00eanero Guerra<\/strong> <\/b>n\u00e3o tem muitas varia\u00e7\u00f5es, ele \u00e9 muito limitado em seus par\u00e2metros.<\/span><\/p>\n\n\n\nO cen\u00e1rio e o ano s\u00e3o muito espec\u00edficos em filmes de guerra. Se o filme acontecer da perspectiva dos Estados Unidos, a Primeira Guerra Mundial seria de 1917 a 1918; A Segunda Guerra Mundial seria de 1941 a 1945; e os conflitos da Cor\u00e9ia, Guerra do Vietn\u00e3, Tempestade no Deserto e outros conflitos no Oriente M\u00e9dio seguem o mesmo procedimento. Os locais seriam uma \u00e1rea onde a guerra ocorreu ou nos Estados Unidos para se concentrar em como a frente dom\u00e9stica estava lidando com os acontecimentos.<\/span><\/p>\n\n\n\nA trama \u00e9 o conflito interno em lidar com a guerra. <\/strong><\/b>Os personagens e a hist\u00f3ria s\u00e3o formados de acordo com uma batalha, tentando obter a vit\u00f3ria geral em algum ponto da guerra, lidando com a perda, a morte, o combate, o prisioneiro ou o enfrentamento na frente de casa ou em um local onde a luta n\u00e3o est\u00e1 acontecendo.<\/span><\/p>\n\n\n\nG\u00eanero Espionagem<\/b><\/h2>\n\n\n\nDivuga\u00e7\u00e3o: 007 – Opera\u00e7\u00e3o Skyfall\n<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\nO\u200c \u200cdicion\u00e1rio\u200c \u200conline\u200c \u200cOxford\u200c \u200cLanguages\u200c \u200cdefine\u200c espionagem como <\/span>\u201cservi\u00e7o organizado de um pa\u00eds, uma organiza\u00e7\u00e3o etc., para espionar (algo, algu\u00e9m)\u201d.<\/span><\/i> Uma defini\u00e7\u00e3o breve para resumir o <\/span>G\u00eanero Espionagem<\/b>, \u00e9 uma combina\u00e7\u00e3o de observa\u00e7\u00e3o e procura, mas n\u00e3o confunda com o pr\u00f3ximo g\u00eanero de aventura<\/span><\/p>\n\n\n\nO <\/span>G\u00eanero Espionagem<\/b> pode se misturar com os g\u00eaneros anteriores j\u00e1 discutidos. Mas s\u00f3 o cen\u00e1rio e a trama podem ser parecidos com os dos outros. O cen\u00e1rio pode ser o mesmo dos g\u00eaneros de Guerra, Faroeste ou Policial, mas isso n\u00e3o o torna um deles. Voc\u00ea deve se lembrar que a hist\u00f3ria faz o g\u00eanero porque controla todo o resto.<\/span><\/p>\n\n\n\nNo<\/span> G\u00eanero Espionagem<\/b>, o personagem principal geralmente trabalha sob uma identidade falsa, a fim de encontrar algo ou destruir algo controlado por um inimigo. Como nos g\u00eaneros anteriores, a trama \u00e9 o conflito interno do protagonista. Nessa situa\u00e7\u00e3o, ele ou ela tem um forte conflito interno para ter sucesso naquilo em que \u00e9 designado para agir.<\/span><\/p>\n\n\n\nAssim, se o filme tiver alguma das caracter\u00edsticas mencionadas acima, mas ocorrer durante a Segunda Guerra Mundial, o filme \u00e9 principalmente um filme de espionagem, e n\u00e3o um filme de guerra. Lembre-se, o cen\u00e1rio n\u00e3o determina o g\u00eanero, mas a hist\u00f3ria. A hist\u00f3ria est\u00e1 interligada aos personagens e \u00e0 trama. O cen\u00e1rio ajuda a adicionar o plano de fundo e a especificidade necess\u00e1rias ao filme, mas n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o interconectado quanto nos outros tr\u00eas g\u00eaneros.<\/span><\/p>\n\n\n\nG\u00eanero Aventura<\/b><\/h2>\n\n\n\nDivulga\u00e7\u00e3o: Os Ca\u00e7adores da Arca Perdida\n<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\nO\u200c \u200cdicion\u00e1rio\u200c \u200conline\u200c \u200cOxford\u200c \u200cLanguages\u200c \u200cdefine\u200c aventura como<\/span> \u201ccircunst\u00e2ncia ou lance acidental, inesperado; perip\u00e9cia, incidente.\u201d <\/span><\/i>O <\/span>G\u00eanero Aventura <\/b>\u00e9 um filme de a\u00e7\u00e3o que se mistura ao<\/span> G\u00eanero Espionagem<\/span> com perigo, riscos e emo\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n\n\n\nOs <\/span>G\u00eaneros Aventura <\/b>e Espionagem podem ter cen\u00e1rios ex\u00f3ticos. As hist\u00f3rias s\u00e3o normalmente sobre uma pessoa ou grupo de pessoas procurando por algo. Durante a jornada de busca, situa\u00e7\u00f5es perigosas s\u00e3o superadas pelos personagens principais. O protagonista pode acabar se envolvendo na luta para superar as injusti\u00e7as sociais ou morais no local ex\u00f3tico por onde viajou.<\/span><\/p>\n\n\n\nA diferen\u00e7a entre esse g\u00eanero e o<\/span> G\u00eanero Espionagem \u00e9, mais uma vez, a hist\u00f3ria. O G\u00eanero Espionagem tem uma hist\u00f3ria em que algo \u00e9 pesquisado secretamente, e as informa\u00e7\u00f5es em si cont\u00eam informa\u00e7\u00f5es secretas. Esta hist\u00f3ria tem suspense com base no timing e no quase ser descoberto. <\/span><\/p>\n\n\n\nO suspense do <\/span>G\u00eanero Aventura<\/b> \u00e9 encontrado na a\u00e7\u00e3o e na chance de o protagonista ser morto desvinculado da espionagem. O protagonista \u00e9 um aventureiro e n\u00e3o um funcion\u00e1rio do governo.<\/span><\/p>\n\n\n\nSendo maior que a vida, <\/span>o G\u00eanero Aventura<\/strong> <\/b>cont\u00e9m muita a\u00e7\u00e3o explosiva ao longo do filme. Lembre-se de que o tratamento da hist\u00f3ria, o background e o desenvolvimento do personagem s\u00e3o grandes diferencia\u00e7\u00f5es e distin\u00e7\u00f5es que separam os g\u00eaneros. A trama e o cen\u00e1rio tamb\u00e9m s\u00e3o diferentes entre os g\u00eaneros e refletem a hist\u00f3ria e os tipos de personagens.<\/span><\/p>\n\n\n\nG\u00eanero Fic\u00e7\u00e3o Cient\u00edfica <\/b><\/h2>\n\n\n\nDivulga\u00e7\u00e3o: Filme A Chegada\n<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\nA <\/span>Fic\u00e7\u00e3o Cient\u00edfica <\/b>pode estar ligada aos g\u00eaneros anteriores Policial, Faroeste, Guerra, Espionagem e Aventura. No entanto, h\u00e1 elementos deste g\u00eanero que o distingue totalmente dos demais. <\/span><\/p>\n\n\n\nO Dicion\u00e1rio Online de Portugu\u00eas define<\/span> Fic\u00e7\u00e3o Cient\u00edfica <\/b>como<\/span> \u201cg\u00eanero liter\u00e1rio e cinematogr\u00e1fico que tem como tema os avan\u00e7os cient\u00edficos e suas novas tecnologias, reais ou inventadas, dramatizando em forma de fic\u00e7\u00e3o o impacto desses avan\u00e7os na sociedade e no comportamento dos indiv\u00edduos.\u201d<\/span><\/i> Um exemplo de <\/span>Fic\u00e7\u00e3o Cient\u00edfica <\/b>\u00e9 viagem no tempo, que \u00e9 um dos assuntos mais polulares.<\/span><\/p>\n\n\n\nMuitas vezes, a <\/span>Fic\u00e7\u00e3o Cient\u00edfica<\/b> ocorre no futuro. Dessa forma, se o produtor quiser comentar sobre um problema espec\u00edfico na sociedade atual, ele poder\u00e1 resolver o problema no futuro. O produtor \u00e9 cr\u00edtico sobre o problema, mas n\u00e3o sobre a sociedade atual. Se o problema continuar, \u00e9 mostrado como ele afetar\u00e1 o futuro.<\/span><\/p>\n\n\n\nG\u00eanero Fantasia<\/b><\/h2>\n\n\n\nDivulga\u00e7\u00e3o: Filme O Senhor dos An\u00e9is: O Retorno do Rei\n<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\nO Dicion\u00e1rio Online de Portugu\u00eas define<\/span> Fantasia<\/strong> <\/b>como <\/span>\u201cimagina\u00e7\u00e3o criadora; fic\u00e7\u00e3o\u201d.<\/span><\/i><\/p>\n\n\n\nEm outras palavras, um filme de <\/span>Fantasia<\/strong> <\/b>n\u00e3o tem limites. O cen\u00e1rio pode ser em qualquer lugar a qualquer momento, com os personagens que aparecem e agem da maneira que o roteirista desejar. A hist\u00f3ria pode ser sobre qualquer coisa. Ent\u00e3o, vamos citar uma constante, a trama. A trama ser\u00e1 um conflito interno.<\/span><\/p>\n\n\n\nSegundo a Wikip\u00e9dia, a <\/span>Fantasia <\/strong><\/b>fica longe de aspectos cient\u00edficos ou macabros em sua hist\u00f3ria, por isso n\u00e3o se torna uma Fic\u00e7\u00e3o Cient\u00edfica ou um Terror. Voc\u00ea pode ver como os tr\u00eas g\u00eaneros: Fic\u00e7\u00e3o cient\u00edfica, Fantasia e Terror s\u00e3o semelhantes, mas t\u00eam suas diferen\u00e7as<\/span><\/p>\n\n\n\nG\u00eanero terror<\/b><\/h2>\n\n\n\nDivulga\u00e7\u00e3o: Filme Corra!\n<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\nO Dicion\u00e1rio Online de Portugu\u00eas define <\/span>Terror<\/strong> <\/b>como<\/span> \u201cqualidade do que \u00e9 terr\u00edvel, do que causa pavor, medo extremo.\u201d<\/span><\/i><\/p>\n\n\n\nO cen\u00e1rio do local do filme pode ser fundamental para um filme de terror. Muitas vezes, filmes de terror acontecem em uma \u00e1rea hist\u00f3rica com grandes casas antigas que guardam muitos segredos. Segredos fornecem a base de uma hist\u00f3ria, pois a casa \u00e9 supostamente assombrada porque algo horr\u00edvel aconteceu l\u00e1 h\u00e1 muitos anos. No entanto, o cen\u00e1rio pode n\u00e3o ser incomum, mas pode ser uma pequena cidade ou cidade t\u00edpica como a que voc\u00ea mora.<\/span><\/p>\n\n\n\nO<\/span> G\u00eanero Terror<\/strong><\/b> traz medo, e o medo geralmente traz emo\u00e7\u00f5es e suspense. Com uma cena de suspense, as pessoas gostam de se assustar. O tema\u00a0 geralmente \u00e9 <\/span>“procurar a verdade”,<\/span><\/i> em vez de<\/span> “n\u00e3o tenha medo do desconhecido”.<\/span><\/i><\/p>\n\n\n\nG\u00eanero Drama<\/b><\/h2>\n\n\n\nDivulga\u00e7\u00e3o: Filme S\u00f3crates<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\nSe um filme n\u00e3o se encaixa em uma das categorias de g\u00eanero acima mencionadas, ele \u00e9 um <\/span>Drama<\/strong><\/b>.<\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\nO Dicion\u00e1rio Online de Portugu\u00eas define drama como<\/span> \u201cpe\u00e7a teatral de tom menos pesado que a trag\u00e9dia, onde o c\u00f4mico pode se misturar ao tr\u00e1gico.\u201d<\/span><\/i><\/p>\n\n\n\nOs quatro elementos do <\/span>G\u00eanero Drama<\/strong> <\/b>s\u00e3o:\u00a0<\/span><\/p>\n\n\n\nele precisa ser s\u00e9rio<\/span><\/li>precisa retratar a vida<\/span><\/li>contar uma hist\u00f3ria<\/span><\/li>e os personagens precisam ter um conflito interno que desperta emo\u00e7\u00f5es em momentos diferentes ao longo da hist\u00f3ria. <\/span><\/li><\/ul>\n\n\n\nTodos esses pontos vimos nos outros g\u00eaneros tamb\u00e9m. Mas essencialmente no <\/span>Drama<\/strong><\/b>, os personagens e a hist\u00f3ria s\u00e3o corriqueiros, com pessoas e situa\u00e7\u00f5es comuns.<\/span><\/p>\n\n\n\nAlgu\u00e9m est\u00e1 morrendo, algo tem que ser obtido ou algo tem que ser realizado s\u00e3o as tr\u00eas hist\u00f3rias comuns de dramas.<\/span><\/p>\n\n\n\n