O <\/span>filme policial <\/b>\u00e9 um g\u00eanero que gira em torno da a\u00e7\u00e3o de uma mente criminosa. Um<\/span> filme policial<\/b> geralmente gira em torno do pr\u00f3prio criminoso, descrevendo sua ascens\u00e3o e queda. Alguns filmes, inv\u00e9s disso, ter\u00e3o um enredo que segue a v\u00edtima do criminoso, outros seguem a pessoa em busca do criminoso. Esse g\u00eanero tende a ser estruturado com um ar de mist\u00e9rio – esse mist\u00e9rio pode vir da trama ou dos pr\u00f3prios personagens <\/span>(via<\/span><\/i> The Script Lab<\/i><\/b><\/a>)<\/span><\/i>.<\/span><\/p>\n Todos os g\u00eaneros mais populares t\u00eam uma hist\u00f3ria de como foram sendo definidos; o<\/span> filme policial<\/b> n\u00e3o tem nenhuma – ou melhor, tem tantas que \u00e9 imposs\u00edvel dar uma explica\u00e7\u00e3o direta da evolu\u00e7\u00e3o do g\u00eanero sem se perder em in\u00fameras passagens, \u00e0 medida que diferentes f\u00f3rmulas criminais surgem, evoluem, competem, mudam e polinizam. <\/span><\/p>\n Os filmes policiais surgem de uma ambival\u00eancia radical em rela\u00e7\u00e3o ao romance criminal. Esse romance deu a detetives her\u00f3icos como Sherlock Holmes<\/span> (1900 ou 1903, a data exata \u00e9 incerta)<\/span><\/i>, no trig\u00e9simo segundo<\/span> Sherlock Holmes Baffle<\/i><\/b>d – uma oportunidade incompar\u00e1vel de dar a vida \u00e0 esse mundo melodram\u00e1tico e fascinante, e criou criminosos de seriados mudos como<\/span> Fant\u00f4mas <\/span>(<\/span><\/i>Fant\u00f4mas<\/i><\/b> e suas quatro sequ\u00eancias, Fran\u00e7a, 1913-1914)<\/span><\/i> e<\/span> Bull Weed <\/span>(<\/span><\/i>Underworld<\/i><\/b>, 1927)<\/span><\/i>, ambos vil\u00f5es e her\u00f3is. <\/span><\/p>\n A chegada do som sincronizado em 1927 e a Grande Depress\u00e3o em 1929 criaram um enorme apetite por entretenimento escapista e uma forma de entretenimento em massa, capazes de atingir at\u00e9 o p\u00fablico menos sofisticado, incluindo os milh\u00f5es de imigrantes de classe baixa que haviam chegado aos Estados Unidos. Os grandes filmes de g\u00e2ngsteres da d\u00e9cada de 1930 e a longa s\u00e9rie de filmes de detetive que floresciam ao lado deles, seus detetives agora eram cada vez mais \u00e9tnicos, como por exemplo: <\/span>Charlie Chan Carries On <\/i><\/b>de 1931, com 41 sequ\u00eancias; <\/span>O Misterioso Mr. Moto<\/i><\/b> de 1937, com sete sequ\u00eancias e <\/span>Mr. Wong, Detective <\/i><\/b>de 1938, com quatro sequ\u00eancias.<\/span><\/p>\n Esses filmes eram nominalmente baseados em romances. Mas os filmes policiais n\u00e3o atingiram o prest\u00edgio como seu correspondente liter\u00e1rio at\u00e9 o surgimento do filme noir – contos atmosf\u00e9ricos de her\u00f3is condenados pela paix\u00e3o – nomeados e analisados \u200b\u200bpor jornalistas franceses, mas produzidos na Am\u00e9rica ao longo da d\u00e9cada, a partir de 1944.<\/span><\/p>\n Os filmes policiais do p\u00f3s-guerra, independentemente da f\u00f3rmula adotada, foram moldados nos EUA pela ansiedade cultural em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 bomba nuclear<\/span> (<\/span><\/i>A Morte num Beijo<\/i><\/b> 1955) <\/span><\/i>e \u00e0 fam\u00edlia nuclear <\/span>(<\/span><\/i>Horas de Desespero<\/i><\/b>, 1955).<\/span><\/i> O decl\u00ednio do filme noir ap\u00f3s <\/span>A Marca da Maldade<\/i><\/b> (1958)<\/span><\/i> foi compensado por uma s\u00e9rie not\u00e1vel de com\u00e9dias criminais nos Ealing Studios da Inglaterra <\/span>(como <\/span><\/i>O Mist\u00e9rio da Torre<\/i><\/b>, 1951)<\/span><\/i> e uma s\u00e9rie magistral de thrillers psicol\u00f3gicos dirigidos por <\/span>Alfred Hitchcock <\/b>(<\/span><\/i>Pacto Sinistro<\/i><\/b>, 1951; <\/span><\/i>Janela Indiscreta<\/i><\/b>, 1954; <\/span><\/i>Um Corpo que Cai<\/i><\/b>, 1958; <\/span><\/i>Intriga Internacional<\/i><\/b>, 1959; <\/span><\/i>Psicose<\/i><\/b>, 1960). <\/span><\/i><\/p>\n A d\u00e9cada de 1960 foi a d\u00e9cada do her\u00f3i internacional de espionagem James Bond, que encabe\u00e7ou a franquia de filmes mais lucrativa da hist\u00f3ria em uma longa s\u00e9rie que come\u00e7ou com<\/span> O Sat\u00e2nico Dr. No<\/i><\/b> (1962)<\/span><\/i>. Mas foram os filmes <\/span>Bonnie e Clyde <\/i><\/b>(1967)<\/span><\/i>, <\/span>O Poderoso Chef\u00e3o<\/i><\/b> (1972)<\/span><\/i>, <\/span>O Poderoso Chef\u00e3o: Parte II<\/i><\/b> (1974)<\/span><\/i> e <\/span>Chinatown<\/i><\/b> (1974)<\/span><\/i>, que reinventaram os filmes policiais para um p\u00fablico jovem.<\/span><\/p>\n A substitui\u00e7\u00e3o do C\u00f3digo de Produ\u00e7\u00e3o de 1930 pelo sistema de classifica\u00e7\u00e3o de 1969 permitiu que filmes de nicho fossem comercializados com sucesso, mesmo que fossem t\u00e3o graficamente violentos quanto<\/span> Henry – Retrato de um Assassino <\/i><\/b>(1990) <\/span><\/i>ou t\u00e3o sombrios em sua vis\u00e3o da pol\u00edtica americana quanto <\/span>A Trama <\/i><\/b>(1974) <\/span><\/i>ou <\/span>JFK<\/i><\/b> (1991)<\/span><\/i>. <\/span><\/p>\n Os anos finais do s\u00e9culo, marcados por um crescente medo p\u00fablico do crime, um fasc\u00ednio pelo sistema de justi\u00e7a p\u00fablica e uma profunda ambival\u00eancia em rela\u00e7\u00e3o aos advogados, permitiram que mil flores envenenadas desabrochassem ao redor do mundo, a partir da varredura sociol\u00f3gica dos brit\u00e2nicos teve a miniss\u00e9rie televisiva<\/span> Traffik <\/i><\/b>(1989),<\/span><\/i> refeita e suavizada para o p\u00fablico americano como<\/span> Traffic <\/i><\/b>(2000)<\/span><\/i>, para os filmes de crime ritual\u00edsticos de Hong Kong de<\/span> John Woo<\/b> (<\/span><\/i>Die xue shuang xiong<\/i><\/b> [The Killer], 1989)<\/span><\/i> e<\/span> Johnny To<\/b> (<\/span><\/i>Dung fong saam hap<\/i><\/b> [The Heroic Trio], 1993) <\/span><\/i>e sua prog\u00eanie americana<\/span> (<\/span><\/i>Pulp Fiction<\/i><\/b>, 1994)<\/span><\/i>, ao erotismo fumegante de<\/span> Instinto Selvagem<\/i><\/b> (1992)<\/span><\/i>. Talvez a nova linhagem mais distintiva do g\u00eanero tenha sido a com\u00e9dia policial dos <\/span>Irm\u00e3o Coen<\/b>, cujos filmes, <\/span>Gosto de Sangue <\/i><\/b>(1985)<\/span><\/i> e<\/span> Matadores de Velhinha <\/i><\/b>(2004), deixaram alguns espectadores rindo e outros confusos ou com nojo <\/span>(via <\/span><\/i>Encyclopedia<\/i><\/b><\/a>)<\/span><\/i>.<\/span><\/p>\n Os filmes de g\u00e2ngster s\u00e3o um subg\u00eanero dos filmes policiais que se concentram no crime organizado ou na m\u00e1fia. Muitas vezes, a trama gira em torno da ascens\u00e3o e queda de um l\u00edder do crime organizado. Muitos filmes de g\u00e2ngster exploram a natureza destrutiva do crime organizado, enquanto outros tentam mostrar a humanidade dos personagens individuais.<\/span><\/p>\n Exemplos: <\/span>Os Bons Companheiros<\/i><\/b>, <\/span>Scarface<\/i><\/b>, <\/span>Os Infiltrados<\/i><\/b>.<\/span><\/p>\n Filme noir n\u00e3o \u00e9 simplesmente um g\u00eanero, mas um termo para um tipo distinto e estil\u00edstico de drama criminal que foi popular nas d\u00e9cadas de 1940 e 1950. O filme noir \u00e9 caracterizado por um estilo visual em preto e branco e efeitos de ilumina\u00e7\u00e3o intensos. O personagem principal \u00e9 geralmente um her\u00f3i c\u00ednico. O subg\u00eanero conta com uma voz narrativa e v\u00e1rios flashbacks para explicar sua intrincada trama.<\/span><\/p>\n Exemplos: <\/span>Crep\u00fasculo dos Deuses<\/i><\/b>, <\/span>Rel\u00edquia Macabra<\/i><\/b>, <\/span>A Embriaguez do Sucesso.<\/i><\/b><\/p>\n Neo-Noir refere-se ao filme moderno que assume as caracter\u00edsticas do filme noir. Atualiza\u00e7\u00f5es modernas s\u00e3o feitas no Neo-Noir em termos de m\u00eddia e elementos visuais. Os filmes Neo-Noir tamb\u00e9m atualizam temas e conte\u00fados para se ajustarem \u00e0 sociedade atual.<\/span><\/p>\n Exemplos:<\/span> Chinatown<\/i><\/b>, <\/span>Sin City<\/i><\/b>,<\/span> Los Angeles – Cidade Proibida<\/i><\/b>.<\/span><\/p>\n O thriller policial \u00e9 um subg\u00eanero que incorpora os aspectos de suspense com um enredo de <\/span>filme policial<\/b>. O enredo desse subg\u00eanero geralmente se concentra em um serial killer, assassino, assalto ou ca\u00e7a ao homem. Ao contr\u00e1rio dos filmes policiais tradicionais, o enredo se concentra tanto no criminoso quanto no protagonista. Thrillers policiais usam aspectos de a\u00e7\u00e3o e aspectos psicol\u00f3gicos para criar tens\u00e3o e suspense.<\/span><\/p>\n Exemplos: <\/span>Os Suspeitos<\/i><\/b>, <\/span>O Fugitivo<\/i><\/b>Uma breve hist\u00f3ria do filme policial<\/b><\/h2>\n
Subg\u00eaneros<\/b><\/h2>\n
Filmes de G\u00e2ngster<\/b><\/h3>\n
Filmes Noir<\/b><\/h3>\n
Neo-Noir<\/b><\/h3>\n
Thriller Policial<\/b><\/h3>\n