Black Is King: Crítica do filme
Beyoncé apresenta um álbum visual no Disney+ com temas inspiradores, interpretando o disco do ano passado ‘The Lion King: The Gift’.
Uma álbum visual repleto de tanta estimulação visual que você quer encarar as nuvens depois de assistir, o Black Is King de Beyoncé é às vezes uma vitrine emocionante para artistas africanos cujo trabalho se funde brilhantemente com o dos americanos que têm raízes no continente (via The Hollywood Reporter).
Um companheiro de um álbum que foi inspirado em um filme baseado em uma aventura de animação infantil que mais tarde se transformou em um grande sucesso da Broadway (deu pra entender?). Este é um projeto que merece estar livre de qualquer link com O Rei Leão, mas ele continua lembrando a gente desses laços; áudios do filme de Jon Favreau de 2019 são escutados em intervalos regulares que parecem pausas comerciais. Você dificilmente pode culpar a Disney por querer colocar seu selo em tudo isso e mostrá-lo exclusivamente em seu serviço Disney+; mas a marca enfática parece um pouco em desacordo com a mensagem expansiva da música, que apoia todos os negros.
O trabalho é claramente rotulado como “um filme de Beyoncé” e os créditos começam com “Dirigido por Beyoncé Knowles-Carter”. Mas há um crédito de co-diretor para Kwasi Fordjour e uma terceira tela listando sete outros creditados como “diretores”. O último grupo faz sentido, uma vez que se trata de um conjunto de vídeos de músicas do The Lion King: The Gift do ano passado. Mas esses vídeos são dificilmente intercambiáveis, e seria bom saber qual cineasta criou qual.
Embora não sejam intercambiáveis, os vídeos compartilham mais do que suficiente o mesmo estilo e sensibilidade para serem vistos juntos assim, ligados por segmentos que sugerem uma narrativa alegórica em vez de contar uma história. Esses espaços intersticiais são onde a maioria das citações do Rei Leão aparece; à medida que o filme prossegue, as referências à jornada de Simba se juntam ao encorajamento de Beyoncé e, mais tarde, a fragmentos não identificados de discussões sobre a negritude e sobre se tornar “um rei”.
Os materiais promocionais dizem que Black Is King “reimagina as lições do fenômeno global da Disney para os jovens reis e rainhas de hoje em busca de suas próprias coroas”. Espectadores que preferem reinventar a democracia do que a monarquia – o rei T’Challa da Disney não tem uma alça nessa metáfora de empoderamento satisfatória, porém questionável? – pode se acalmar um pouco quando esses trechos de narração tentam redefinir a realeza em termos de apoiar orgulhosamente a comunidade.
Os fãs já conhecem essas músicas muito bem, então não se surpreenda que, quando se trata de proporcionar uma elevação musical no tema, “Brown Skin Girl” se destaque. Lançando mulheres negras e pardas em um cenário de debutante mais comumente associado a futuras esposas pálidas e privilegiadas, o vídeo da música coopta a elegância de tais assuntos e a redireciona, com mulheres bonitas se encorajando em vez de competir pelos olhos de Lord Wattsisbucket.
Embora seja muito boa, é longe de ser a parte mais emocionante do show. Espalhados pelos outros vídeos do álbum, existem tantos talentos carismáticos que você dificilmente consegue acompanhar. Dançarinos individuais gritam de personalidade na sequência de “Keys to the Kingdom”, que mostra um casamento em uma igreja pintada nos coloridos padrões geométricos do povo Ndebele do Zimbábue. Outras músicas são coreografadas em grupo, como os movimentos ousados de bailarinos vestidos de faísca no afrofuturista “Find Your Way Back”. “My Power” coloca uma formação familiar de Beyoncé em um conjunto cheio de padrões em preto e branco que surpreendem os sentidos à medida que a câmera se move.
Bey chegou a ter uma cena da piscina estilo Busby Berkeley em um ponto, na sequência de “Mood 4 Eva” – uma cena que se destaca, cujo foco na vida em mansões e na estampa de leopardo Rolls Royces lembra uma das vezes em que Beyoncé e Jay-Z alugaram o Louvre para um vídeo só porque eles podem fazer isso.
Se a vaga mitologia da quase-narrativa abrangente do álbum ou as afirmações que a cantora lê ao longo têm o efeito nutritivo desejado sobre os jovens negros, só o tempo dirá. As preocupações concretas nas ruas de 2020 podem ter espectadores mais velhos que desejam o foco potente de algo como “Diga em voz alta: sou preto e tenho orgulho!” de James Brown.
Artisticamente, King é menos convincente como uma declaração coerente do que Lemonade. Mas o Black Is King pode viver seus ideais com mais sucesso do que os prega: embora o disco esteja cheio de colaboradores que são grandes estrelas, o álbum visual deixa brilhar artistas menos conhecidos (para a maioria dos americanos). Os cantores nigerianos Tekno, Yemi Alade e Eazi estremecem em “Don’t Jealous Me”, dominando um palco do submundo onde Beyoncé geralmente admira de longe. Burna Boy, também da Nigéria, soa incrivelmente legal em “Ja Ara E”.
E, é claro, todos os diretores que não são a Beyoncé e os doze diretores de fotografia creditados, nenhum deles são nomes conhecidos, produzem cenas de primeira linha em inúmeras referências à história do cinema e moda, ao mesmo tempo em que abrem espaço para a influência das tradições populares africanas.
Vocês acreditam que apenas uma pessoa, Zerina Akers, é responsável pela louca variedade de figurinos vistos no filme? A riqueza de textura e cor, geralmente colocando materiais luxuosos em ambientes naturais, seria por si só motivo suficiente para assistir Black Is King na íntegra, em vez de apenas tocar no Spotify e esperar pelas músicas que você gosta.
Empresas produtoras: Walt Disney Pictures, Parkwood Entertainment
Distribuidora: Disney+
Elenco: Folajomi Akinmurele, Connie Chiume, Nyaniso Ntsikelelo Dzedze, Nandi Madida, Warren Masemola, Sibusiso Mbeje, Fumi Odede, Stephen Ojo, Mary Twala
Diretora: Beyoncé
Diretores: Emmanuel Adjei, Blitz Bazawule, Pierre Debusschere, Jenn Nkiru, Ibra Ake, Dikayl Rimmasch, Jake Nava
Roteiristas: Beyoncé Knowles-Carter, Yrsa Daley-Ward, Clover Hope, Andrew Morrow
Produtores: Jeremy Sullivan, Jimi Adesanya, Blitz Bazawule, Ben Cooper, Astrid Edwards, Durwin Julies, Yoli Mes, Dafe Oboro, Akin Omotoso, Will Whitney, Lauren Baker, Jason Baum, Alex Chamberlain, Robert Day, Christophe Faubert, Brien Justiniano, Rethabile Molatela Mothobi, Sylvia Zakhary, Nathan Scherrer, Erinn Williams
Produtores executivos: Beyoncé Knowles-Carter, Erinn Williams, Steve Pamon, Janet Rolle, Nathan Scherrer
Diretores de fotografia: Ryan Marie Helfant, Mohammaed Atta Ahmed, Michael Fernandez, Danny Hiele, Nicolai Niermann, Malik Sayeed, Santiago Gonzalez, David Boanuh, Erik Henriksson, Laura Merians, Kenechukwu Obiajulu, Benoit Soler
Figurinista: Zerina Akers
Editores: Andrew Morrow, Maria-Celeste Garrahan, Haines Hall, Tom Watson
Compositores: James William Blades, Melo-X, Derek Dixie
Diretor de elenco: Anissa Williams
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