Apocalypse Now
Home Faça Audiovisual & Cinema Gêneros Audiovisuais: Principais elementos do Filme de Guerra
Faça Audiovisual & Cinema - Roteiro - 18 agosto 2020

Gêneros Audiovisuais: Principais elementos do Filme de Guerra

Chegar a uma definição geral do que é um filme de guerra é algo difícil. Às vezes, os filmes são rotulados de “filmes de guerra”, mesmo quando não são ambientados em combate. Um exemplo é Desde que Partiste (1944), que conta a história da frente doméstica americana em 1944, não é sobre travar batalhas com armas, mas sobre travar a batalha moral diária daqueles cujas vidas são indiretamente afetadas. Da mesma forma, Os Melhores Anos de Nossas Vidas é sobre o retorno à vida civil de três soldados de diferentes origens econômicas e os ajustes difíceis que eles devem fazer. No entanto, a base da história é o estresse de combate que eles experimentaram e o impacto que teve sobre eles mentalmente e fisicamente. Amargo Regresso (1978), ambientado em grande parte fora do combate, é, no entanto, um filme sobre a Guerra do Vietnã. A guerra também pode ser apresentada como uma metáfora (A Guerra dos Botões, 1994, em que as brigas nas brincadeiras das crianças vão aumentando) ou como um desafio computadorizado (War Games, 1983).

Para definir o filme de guerra é preciso, portanto, estabelecer parâmetros, o primeiro dos quais é separar o fato (documentários e cinejornais) da ficção (histórias criadas, mesmo que baseadas em fatos), e determinar quantas lutas devem aparecer na tela para poder ser designado como um filme de guerra. Alguns filmes têm a guerra como pano de fundo significativo, mas não retratam nenhum combate. Alguns têm sequências de combate como um episódio na história maior, como …E o Vento Levou, que começa no pacífico Velho Sul, avança para a Guerra Civil e segue para o período de Reconstrução e os problemas do pós-guerra. Por esse motivo, …E o Vento Levou, um grande filme sobre a Guerra Civil, raramente é rotulado simplesmente como um filme de guerra (via Film Reference).

O filme de guerra como gênero é melhor definido como um filme que conta uma história ficcional, ou baseada em fatos reais, sobre uma guerra histórica real. Lutar naquela guerra, planejá-la e travar o combate dentro dela deve preencher a maior parte do tempo do filme. Isso incluiria biografias de combatentes, como o herói da Segunda Guerra Mundial Audie Murphy (1924-1971) (Terrível Como o Inferno, 1955) e filmes ambientados em combate, mas que removem seus personagens do conflito por meio de flashbacks visualizados (Desembarque Sangrento, 1967). Essa definição elimina o cenário doméstico, a guerra como pano de fundo ou episódio único, o filme do acampamento militar, o filme do campo de treinamento e a biografia que não contém o combate real.

Depois que o gênero de combate foi estabelecido, apareceram filmes com tons cômicos que teriam sido inadequados durante a própria guerra. Papai, Você Foi Herói? (1966) e Anáguas a bordo (1959) foram comédias de sucesso ambientadas na Segunda Guerra Mundial, a primeira na campanha italiana e a segunda em um submarino no Pacífico sul. M*A*S*H (1970) foi uma comédia dura sobre a Coréia, ambientada em uma unidade hospitalar cirúrgica móvel; a sitcom A Marinha de McHale tratou a guerra marinha no Pacífico como uma brincadeira; e Guerra, sombra e água fresca, também uma série de televisão, zombou da vida em um campo de prisioneiros de guerra na Alemanha.

Os filmes retrataram a guerra, junto com suas lutas, horrores e oportunidades inerentes para o heroísmo, desde os primeiros anos do cinema. A categoria de filmes de guerra abrange quase todos os gêneros cinematográficos, incluindo ação, suspense, romance, faroeste e até comédia. Os temas apresentados nos filmes de guerra variam e incluem liderança, patriotismo, luta contra inimigos, efeitos na sociedade, colapsos pessoais e os aspectos absurdos da guerra. Mesmo levando em consideração sua diversidade, os filmes de guerra compartilham algumas características, veremos algumas delas abaixo (via Our Pastimes)

Cenas de Combate

Sequências retratando batalhas que envolvem tanques, aviões de combate, navios de guerra, armas de fogo e combate corpo-a-corpo têm sido marcas consistentes dos filmes de guerra desde os primeiros dias do gênero. Por exemplo, O filme mudo de D. W. Griffith de 1918, “Hearts of the World”, retratava a guerra de trincheiras da época da Primeira Guerra Mundial. Mesmo os filmes de guerra que exploram o funcionamento interno da mente de seus personagens frequentemente incluem cenas de combate também. Por exemplo, “Patton”, um filme biográfico premiado de 1970 sobre o general George S. Patton, apresenta extensas cenas de campo de batalha, bem como sequências baseadas em diálogos.

Elenco  de personagens multiculturais

Os filmes de guerra freqüentemente retratam unidades de combate compostas por soldados de várias origens geográficas, étnicas e raciais. Essa característica tornou-se clara em filmes de guerra feitos durante e após a Segunda Guerra Mundial, com foco nas tropas americanas. As unidades retratadas em filmes da época da Segunda Guerra Mundial normalmente incluíam combatentes americanos com raízes irlandesas, italianas e judaicas. Os personagens eram de grandes cidades como Nova York ou Filadélfia, bem como de pequenas cidades do Sul e do Meio-Oeste. “Os Bravos Morrem Lutando”, um filme de 1965 estrelado por Frank Sinatra, levou esse conceito a outro nível, mostrando indivíduos japoneses do campo inimigo sob uma luz simpática.

Psicologia da Guerra

Explorar os aspectos psicológicos da guerra, incluindo a tensão mental que o combate exerce sobre os soldados, é outra característica dos filmes de guerra. Ao longo da história dos filmes de guerra, por exemplo, um personagem que age de maneira covarde muitas vezes pode passar por um período de crescimento pessoal e se redimir com um ato de coragem. “A Guerra de Hart”, um filme de prisioneiros de guerra de 2002, estrelado por Bruce Willis e Colin Farrell, é um exemplo dessa característica. O exemplo de um filme que examina como a guerra pode destruir o estado mental de um homem é “Apocalypse Now”, o épico da Guerra do Vietnã de 1979.

Confira também:  Os 10 principais cineastas da América Latina

Agora que você já sabe quais são os principais elementos do Filme de Guerra, comente abaixo suas opiniões e compartilhe o post com seus amigos.

Acompanhe outras dicas de audiovisual e cinema aqui no nosso site

Check Also

Direção de arte: O que é maquiagem de efeito e quando ela é usada?

Você já se perguntou quem cria esses monstros horríveis, bruxas malvadas e alienígenas de …