Filme Policial: Imagem do filme Os Infiltrados
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Faça Audiovisual & Cinema - Roteiro - 18 agosto 2020

Gêneros audiovisuais: Principais elementos do Filme Policial

O filme policial é um gênero que gira em torno da ação de uma mente criminosa. Um filme policial geralmente gira em torno do próprio criminoso, descrevendo sua ascensão e queda. Alguns filmes, invés disso, terão um enredo que segue a vítima do criminoso, outros seguem a pessoa em busca do criminoso. Esse gênero tende a ser estruturado com um ar de mistério – esse mistério pode vir da trama ou dos próprios personagens (via The Script Lab).

Uma breve história do filme policial

Todos os gêneros mais populares têm uma história de como foram sendo definidos; o filme policial não tem nenhuma – ou melhor, tem tantas que é impossível dar uma explicação direta da evolução do gênero sem se perder em inúmeras passagens, à medida que diferentes fórmulas criminais surgem, evoluem, competem, mudam e polinizam. 

Os filmes policiais surgem de uma ambivalência radical em relação ao romance criminal. Esse romance deu a detetives heróicos como Sherlock Holmes (1900 ou 1903, a data exata é incerta), no trigésimo segundo Sherlock Holmes Baffled – uma oportunidade incomparável de dar a vida à esse mundo melodramático e fascinante, e criou criminosos de seriados mudos como Fantômas (Fantômas e suas quatro sequências, França, 1913-1914) e Bull Weed (Underworld, 1927), ambos vilões e heróis. 

A chegada do som sincronizado em 1927 e a Grande Depressão em 1929 criaram um enorme apetite por entretenimento escapista e uma forma de entretenimento em massa, capazes de atingir até o público menos sofisticado, incluindo os milhões de imigrantes de classe baixa que haviam chegado aos Estados Unidos. Os grandes filmes de gângsteres da década de 1930 e a longa série de filmes de detetive que floresciam ao lado deles, seus detetives agora eram cada vez mais étnicos, como por exemplo: Charlie Chan Carries On de 1931, com 41 sequências; O Misterioso Mr. Moto de 1937, com sete sequências e Mr. Wong, Detective de 1938, com quatro sequências.

Esses filmes eram nominalmente baseados em romances. Mas os filmes policiais não atingiram o prestígio como seu correspondente literário até o surgimento do filme noir – contos atmosféricos de heróis condenados pela paixão – nomeados e analisados ​​por jornalistas franceses, mas produzidos na América ao longo da década, a partir de 1944.

Os filmes policiais do pós-guerra, independentemente da fórmula adotada, foram moldados nos EUA pela ansiedade cultural em relação à bomba nuclear (A Morte num Beijo 1955) e à família nuclear (Horas de Desespero, 1955). O declínio do filme noir após A Marca da Maldade (1958) foi compensado por uma série notável de comédias criminais nos Ealing Studios da Inglaterra (como O Mistério da Torre, 1951) e uma série magistral de thrillers psicológicos dirigidos por Alfred Hitchcock (Pacto Sinistro, 1951; Janela Indiscreta, 1954; Um Corpo que Cai, 1958; Intriga Internacional, 1959; Psicose, 1960). 

A década de 1960 foi a década do herói internacional de espionagem James Bond, que encabeçou a franquia de filmes mais lucrativa da história em uma longa série que começou com O Satânico Dr. No (1962). Mas foram os filmes Bonnie e Clyde (1967), O Poderoso Chefão (1972), O Poderoso Chefão: Parte II (1974) e Chinatown (1974), que reinventaram os filmes policiais para um público jovem.

A substituição do Código de Produção de 1930 pelo sistema de classificação de 1969 permitiu que filmes de nicho fossem comercializados com sucesso, mesmo que fossem tão graficamente violentos quanto Henry – Retrato de um Assassino (1990) ou tão sombrios em sua visão da política americana quanto A Trama (1974) ou JFK (1991)

Os anos finais do século, marcados por um crescente medo público do crime, um fascínio pelo sistema de justiça pública e uma profunda ambivalência em relação aos advogados, permitiram que mil flores envenenadas desabrochassem ao redor do mundo, a partir da varredura sociológica dos britânicos teve a minissérie televisiva Traffik (1989), refeita e suavizada para o público americano como Traffic (2000), para os filmes de crime ritualísticos de Hong Kong de John Woo (Die xue shuang xiong [The Killer], 1989) e Johnny To (Dung fong saam hap [The Heroic Trio], 1993) e sua progênie americana (Pulp Fiction, 1994), ao erotismo fumegante de Instinto Selvagem (1992). Talvez a nova linhagem mais distintiva do gênero tenha sido a comédia policial dos Irmão Coen, cujos filmes, Gosto de Sangue (1985) e Matadores de Velhinha (2004), deixaram alguns espectadores rindo e outros confusos ou com nojo (via Encyclopedia).

Subgêneros

Filmes de Gângster

Os filmes de gângster são um subgênero dos filmes policiais que se concentram no crime organizado ou na máfia. Muitas vezes, a trama gira em torno da ascensão e queda de um líder do crime organizado. Muitos filmes de gângster exploram a natureza destrutiva do crime organizado, enquanto outros tentam mostrar a humanidade dos personagens individuais.

Exemplos: Os Bons Companheiros, Scarface, Os Infiltrados.

Filmes Noir

Filme noir não é simplesmente um gênero, mas um termo para um tipo distinto e estilístico de drama criminal que foi popular nas décadas de 1940 e 1950. O filme noir é caracterizado por um estilo visual em preto e branco e efeitos de iluminação intensos. O personagem principal é geralmente um herói cínico. O subgênero conta com uma voz narrativa e vários flashbacks para explicar sua intrincada trama.

Exemplos: Crepúsculo dos Deuses, Relíquia Macabra, A Embriaguez do Sucesso.

Neo-Noir

Neo-Noir refere-se ao filme moderno que assume as características do filme noir. Atualizações modernas são feitas no Neo-Noir em termos de mídia e elementos visuais. Os filmes Neo-Noir também atualizam temas e conteúdos para se ajustarem à sociedade atual.

Exemplos: Chinatown, Sin City, Los Angeles – Cidade Proibida.

Thriller Policial

O thriller policial é um subgênero que incorpora os aspectos de suspense com um enredo de filme policial. O enredo desse subgênero geralmente se concentra em um serial killer, assassino, assalto ou caça ao homem. Ao contrário dos filmes policiais tradicionais, o enredo se concentra tanto no criminoso quanto no protagonista. Thrillers policiais usam aspectos de ação e aspectos psicológicos para criar tensão e suspense.

Exemplos: Os Suspeitos, O Fugitivo, O Fio da Suspeita.

Confira também: Qual a importância da luz em uma filmagem e no cinema?

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