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Faça Audiovisual & Cinema - Roteiro - 17 setembro 2020

Problemas no roteiro: O que fazer quando uma boa cena fica ruim?

Mesmo os escritores mais experientes têm problemas no roteiro; mas é importante saber identificá-los. Neste texto exploraremos os pequenos problemas que afetam as boas cenas e o que ajustar para melhorá-las (via moviola.com).

Problemas no roteiro: O problema do herói passivo

livro Save The Cat!

Blake Snyder diz, em seu livro Save The Cat!, que um dos mais comuns problemas no roteiro é um herói passivo. As circunstâncias o levam para frente, ao invés do contrário. Um herói pode ser de todas as formas, mas a única coisa que ele não pode ser é passivo. Heróis passivos são entediantes. Difíceis de criarem conexões com o público. Não queremos assisti-los. Na verdade, Snyder chega a dizer que um herói passivo não é, por definição, um herói.

Snyder oferece este guia para ajudar a identificar heróis passivos e colocá-los em movimento novamente (via Musicbed):

  1. O objetivo do seu herói está claro definido no início da história? O que seu herói quer é óbvio para você e para o público? Se não, ou se você não sabe qual é o objetivo do seu herói, descubra. E certifique-se de que esse objetivo seja falado em voz alta e reafirmado em ações e diálogos ao longo da história.
  2. As pistas sobre o que fazer a seguir simplesmente chegam ao seu herói ou ele as procura? Se tudo acontece muito facilmente para o seu herói, algo está errado. Seu herói não pode receber seu destino, ele deve batalhar por ele a cada passo.
  3. Seu herói é ativo ou passivo? Se for o último caso, você tem um problema. Tudo o que seu herói faz tem que surgir de seu desejo ardente e de sua necessidade profunda de atingir seu objetivo.
  4. Os outros personagens dizem ao seu herói o que fazer ou ele diz a eles? Esta é uma ótima regra: um herói nunca faz perguntas! O herói sabe e outras pessoas ao seu redor procuram respostas nele, não o contrário. Se você ver muitos pontos de interrogação no diálogo do herói, há um problema.

O problema da exposição nos diálogos 

papéis com marcações escritas

Se sua história está sendo revelada principalmente por meio do diálogo, isso provavelmente é ruim. “Você se esqueceu de que seus personagens não estão ali para te servir”, escreve Snyder. “Eles próprios se servem. Eles devem entrar em cada cena com seus próprios objetivos e dizer o que eles pensam, não o que você pensa.” Isso é verdade até em um documentário. Normalmente são as coisas que o personagem não está dizendo – os silêncios e as pausas – que revelam mais sobre eles. Snyder: “Como na vida, o caráter é revelado pela ação realizada, não pelas palavras faladas.”

O problema de não ter nada no caminho

pessoa no cinema

Snyder vem de um mundo onde os filmes têm caras bons e caras maus. Seu conselho é sempre deixar o bandido ainda mais malvado. Muitos de nós não fazemos filmes com “bandidos”, mas o espírito do conselho ainda pode ser aplicado: dê ao seu herói algo difícil de superar. Torne o conflito mais… conflituoso. Aumente as apostas. Não é muito interessante assistir a um filme sobre alguém que não está lutando contra algo. Esse velho ditado é verdadeiro: o conflito revela o caráter. Se seu filme carece de conflito significativo, provavelmente também não terá personagens significativos.

O problema de uma coisa após a outra

Se o enredo do seu filme soa mais ou menos assim: “Isso aconteceu, depois isso aconteceu e então isso aconteceu”, sua história provavelmente não é tão interessante. Uma boa história não é apenas sobre eventos acontecendo; trata-se de eventos acelerando, ficando mais complicados. Snyder chama isso de: virar, virar, virar. “A base da regra ‘Vire, vire, vire’ é: o enredo não apenas segue em frente, ele vira e se intensifica conforme avança”, escreve Snyder. “Mais deve ser revelado ao longo de cada etapa da trama sobre seus personagens e o que toda aquela ação significa.”

Essa ideia ecoa no conselho do escritor e criador de South Park, Trey Parker: “O que deve acontecer entre cada beat (em sua história) é a palavra ‘portanto’ ou ‘mas’”. E é ainda mais expandida neste vídeo de Tony Zhou, parte de sua excelente série Every Frame a Painting.

O problema da roda de cor emocional

emotional color wheel

Como espectadores, exigimos muito dos filmes. Esse velho clichê costumava descrever filmes incríveis – “Eu ri! Eu chorei!” – isso é verdade. Queremos que as histórias evoquem emoções dentro de nós, e quanto mais emoções, melhor. Um problema comum com filmes, especialmente curtas-metragens, é que eles podem ser emocionalmente monótonos. Eles são pesados. Ou engraçados. Ou sexys. Ou inteligentes. Mas raramente são muito mais do que isso, e essa falta de diversidade emocional pode fazer um filme parecer incompleto. Embora não seja possível incluir todas as emoções em um filme de cinco minutos, é possível incluir mais de uma. Nos faça rir, nos encolher, nos deixar frustrados. Essas são as coisas de que todas as grandes histórias foram feitas desde o início dos tempos.

O problema da primordialidade

papéis em uma mesa

Falando do início dos tempos, a pergunta final (e talvez a mais importante) que Snyder sugere que você se pergunte sobre sua história é: “Isso é primordial? Um homem das cavernas entenderia?” Uma boa história conecta-se conosco em nosso nível mais profundo, e é por isso que as maiores histórias duraram milhares de anos e irão durar milhares mais. Se sua história não ressoa em um nível muito primitivo – se não contém uma ideia ou emoção que todos entendam – pode não valer a pena contar.

Snyder dá estes exemplos:

  • Duro de Matar: O desejo de salvar a própria família 
  • Esqueceram de Mim: O desejo de proteger a sua casa 
  • Sintonia de Amor: O desejo de encontrar um companheiro 
  • Gladiador: O desejo de vingança 
  • Titanic: O desejo de sobreviver

Todos entendem esses desejos, quer vivam na selva ou apenas se teletransportaram para cá direto do século 12 AC. “Você pode pensar que sua história é sobre algo mais‘ sofisticado ’do que isso”, escreve Snyder. “Não é. Em sua essência, deve ser sobre algo que ressoa no nível do homem das cavernas. ”

As verdades narrativas são universais e incrivelmente fáceis de esquecer. Parece que toda vez que começamos a trabalhar em um novo projeto, temos que aprender tudo de novo. Temos que nos lembrar do que são as histórias e o que as fazem valer a pena de assistir. 

Confira também:  Como escrever um roteiro: Estrutura básica de um roteiro para cinema ou série

Esperamos que você tenha achado as dicas acima para resolver problemas no roteiro tão úteis quanto nós. Deixe um comentário abaixo sobre o texto e não esqueça de compartilhar o post com seus amigos. 

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